Dra Adriana Andrade - O que fazer com um corpo estranho no ouvido?

Dra Adriana Andrade - O que fazer com um corpo estranho no ouvido?

16/05/2019 às 00:37:22

A ocorrência de um corpo estranho no ouvido é motivo para uma consulta de urgência. Restos de algodão do cotonete, sementes, insetos, miçangas, partes de brincos, são exemplos do que chamamos aqui de “corpo estranho”. Objetos pequenos, que não são possíveis de visualizar a olho nu, nem que podem ser retirados pinçando com os dedos.
.

Uma atenção especial deve ser dada às crianças pequenas que podem, por conta própria, introduzir objetos no ouvido. Mãozinhas no ouvido indicando dor, febre e odor fétido, são sinais que os pais devem estar atentos.
.
No caso de entrada de insetos, pode-se fazer em casa a imobilização do mesmo, por pingar um pouco de óleo (de cozinha ou de amêndoas) dentro do ouvido. Mas, JAMAIS tente tirar qualquer corpo estranho em casa! A inserção de materiais no conduto auditivo, na tentativa de retirada, pode causar complicações e danos maiores, como por exemplo, a perfuração do tímpano.
.
A atitude correta é procurar um otorrino para que este, com os instrumentos e técnica adequados, faça a remoção de forma segura. Se precisar de ajuda, procure-nos!
.

 

 

Atendimento no IMDI-CARDIOCENTER
Atendimento na Clínica Clinos 
Avenida Luis Argolo, 116 – Centro 
Santo Antonio de Jesus - Bahia
75 3162-2100 / 75 3162-2999